Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25950
Título: Sentido do humor e modernidade: entre a liberdade e a irresponsabilidade do uso dos memes nas relações virtuais
Autor(es): Leal, Lindalberto Antônio Araújo
Palavras-chave: Logoterapia
Sentido do humor
Modernidade
Meme
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: O presente ensaio visa compreender os desdobramentos do humor moderno a partir do conceito de sentido no humor advindo da logoterapia de Frankl (2011; 2016). Para esse autor, o humor se mostraria uma atitude perante a vida que permite que o homem crie distanciamento de qualquer condicionante, inclusive trágico, que lhe seja imposto, ocorrendo, na vivência da comicidade, uma importante manifestação da sua pessoal espiritual. O cômico, fenômeno eminentemente cultural, condicionado pelo contexto histórico e movido pelo desejo de ironia e sátira, apresenta-se, porém, na modernidade, destituído desse caráter de crítica social, tal como apontam Bauman (2008), Hall (2006) e Frankl (2016: 2017). Tendo isso em vista, Lipovestky (2005) infere que a função social do humor não mais é vinculada à forma com a qual historicamente fora utilizado, tendo assumido um caráter neoniilista no qual um profundo estado de indiferença faz com que o humor se direcione a tudo e a todos de forma a reiterar concepções de mundo que perdem de vista o caráter transcendente da consciência, ao promover um fechamento em torno das próprias visões de mundo e tornando o impacto do humor no encontro existencial permeado por ideologias.
Descrição: LEAL, Lindalberto Antônio Araújo. Sentido do humor e modernidade: entre a liberdade e a irresponsabilidade do uso dos memes nas relações virtuais.2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25950
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindalberto Antônio Araújo LealPDF - Lindalberto Antônio Araújo Leal435.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito665.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.