Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25954
Título: (12-12-2021) Logoterapia e envelhecimento: uma revisão narrativa
Autor(es): Santos, Amanda Sabrina Bezerra dos
Palavras-chave: Envelhecimento
Logoterapia
Idosos
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: O envelhecimento humano é um processo influenciado por aspectos sócio-históricos, culturais, econômicos, fatores intelectuais e de personalidade que ocorre de forma diferenciada para cada pessoa. A Logoterapia ou terapia do sentido ilumina o vazio existencial em busca de sentido para a vida, portanto, pessoas com maior sentido de vida tendem a buscar autocuidado. O presente trabalho tem como objetivo elucidar a relação entre a Logoterapia e o envelhecimento conforme a produção da literatura científica. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de tipo narrativa com trabalhos científicos, publicados entre os anos 2000 a 2020, nas seguintes plataformas de artigos científicos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), e a Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (Logos & Existência), Revista Interação em Psicologia e Revista Mosaico, bem como capítulos de livros. Os descritores utilizados foram: Logoterapia e Envelhecimento. Fizeram parte da pesquisa 12 textos (10 artigos e dois capítulos de livro). Os dados coletados foram analisados segundo a análise categorial temática de conteúdo. Os resultados apontaram que a relação da Logoterapia e o Envelhecimento tem como eixo das produções a busca de sentido de vida no processo de vivências experienciadas nesta fase da vida. Recorrem também as temáticas da teoria logoterápica como: o enfrentamento de fatores negativos na velhice, a tríade trágica da existência, o vazio existencial, os valores na fase da velhice e expectativa positiva de futuro. Enfim, a Logoterapia pode contribuir para a melhoria das estratégias de enfrentamento da pessoa idosa, auxiliando-a despertar para novas possibilidades de encarar os desafios naturais próprios da fase do envelhecimento.
Descrição: SANTOS, Amanda Sabrina Bezerra dos. Logoterapia e envelhecimento: uma revisão narrativa. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25954
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Amanda Sabrina Bezerra dos SantosPDF- Amanda Sabrina Bezerra dos Santos268.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito247 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.