Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25968
Título: O o uso da justiça restaurativa na execução de medidas socioeducativas: uma experiência na vara da infância e juventude em Campina Grande - Paraíba.
Autor(es): Silva, Adilânia Patrícia Costa
Palavras-chave: Justiça Restaurativa
Medidas Socioeducativas
Vara da Infância e Juventude
Serviço Social
Data do documento: 14-Set-2020
Resumo: Este trabalho trata de refletir sobre a justiça restaurativa enquanto um mecanismo aplicado pelas instituições judiciárias que visa a solucionar conflitos sociojurídicos, objetivando a atender a metas de resolutividade, pautado em parâmetros de eficiência e eficácia, por meio de processos de desjudicialização de conflitos. Este estudo é resultado de uma revisão da literatura sobre o tema e da experiência de estágio supervisionado em Serviço social Vara Privativa da Infância e Juventude de Campina Grande (VIJ-CG), no período de 2017 a 2018. Sua metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica e documental, e da observação participante na referida instituição, que possibilitou a análise da aplicação deste modelo de justiça. Os impactos da justiça restaurativa, em especial no âmbito juvenil, corroboram para uma resolutividade pacífica do conflito, reparam e diminuem os danos, minimiza a judicialização, promovendo uma cultura de paz. Transformando e redefinindo as responsabilidades dos envolvidos, incluindo os profissionais e as instituições, que se expressam e se relacionam de forma horizontalizada numa lógica cooperativa.
Descrição: SILVA, Adilânia. O Uso da Justiça Restaurativa na Execução de Medidas Socioeducativas: Uma Experiência na Vara da Infância e Juventude em Campina Grande - Paraíba. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25968
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito TCC.pdfTermo de Depósito68.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - ADILÂNIA PATRÍCIA COSTA SILVA.pdfPDF - ADILÂNIA PATRÍCIA COSTA SILVA309.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.