Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046
Título: Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB
Autor(es): Freitas, Rebeka Sabryna
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Ensino da matemática
Professores de matemática
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as percepções que os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Monteiro - PB têm sobre as políticas públicas que influenciam o ensino de Matemática. A pesquisa foi fundamentada, em ênfase, nas ideias de Mainardes (2018), Ferreira e Santos (2014) e Frigotto et al (1992) em torno das perspectivas e desafios das políticas públicas educacionais como direito social, bem como em Santalô (1990) com suas reflexões referentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nossa questão norteadora foi: quais as percepções dos professores de Matemática do município de Monteiro - PB acerca das políticas públicas existentes com influência direta ou indireta no ensino de Matemática? A pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Fizemos um trabalho de estudo e revisão da literatura sobre o ensino de Matemática e as políticas públicas; 2. Produção de dados por meio de questionários aplicados com os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino; 3. Análise e discussão dos dados obtidos a partir dos questionários aplicados. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise apontou que os sujeitos da pesquisa, professores e professoras da rede municipal, profissionais com mais de 10 anos de atuação na rede, possuem dificuldade de reconhecer a existências de políticas públicas educacionais e como elas impactam diretamente no ensino de Matemática. Bem como a necessidade a necessidade de políticas públicas capazes de atender às demandas do município.
Descrição: FREITAS, R. S. Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeka Sabryna Freitas.pdfPDF - Rebeka Sabryna Freitas658.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito73.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.