Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046
Título: | Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB |
Autor(es): | Freitas, Rebeka Sabryna |
Palavras-chave: | Políticas públicas educacionais Ensino da matemática Professores de matemática |
Data do documento: | 17-Mar-2022 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as percepções que os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Monteiro - PB têm sobre as políticas públicas que influenciam o ensino de Matemática. A pesquisa foi fundamentada, em ênfase, nas ideias de Mainardes (2018), Ferreira e Santos (2014) e Frigotto et al (1992) em torno das perspectivas e desafios das políticas públicas educacionais como direito social, bem como em Santalô (1990) com suas reflexões referentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nossa questão norteadora foi: quais as percepções dos professores de Matemática do município de Monteiro - PB acerca das políticas públicas existentes com influência direta ou indireta no ensino de Matemática? A pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Fizemos um trabalho de estudo e revisão da literatura sobre o ensino de Matemática e as políticas públicas; 2. Produção de dados por meio de questionários aplicados com os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino; 3. Análise e discussão dos dados obtidos a partir dos questionários aplicados. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise apontou que os sujeitos da pesquisa, professores e professoras da rede municipal, profissionais com mais de 10 anos de atuação na rede, possuem dificuldade de reconhecer a existências de políticas públicas educacionais e como elas impactam diretamente no ensino de Matemática. Bem como a necessidade a necessidade de políticas públicas capazes de atender às demandas do município. |
Descrição: | FREITAS, R. S. Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rebeka Sabryna Freitas.pdf | PDF - Rebeka Sabryna Freitas | 658.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 73.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.