Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26047
Título: Perfil de estudantes ingressos no Curso de Licenciatura em Matemática: uma análise das habilidades com números e operações
Autor(es): Rocha, Mariana Ferreira de Souza
Palavras-chave: Números e Operações
Teoria Antropológica do Didático (TAD)
Curso de Licenciatura Plena em Matemática (Campus VI)
Data do documento: 16-Mar-2022
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como finalidade analisar o perfil das habilidades dos estudantes recém-ingressos no curso de Licenciatura em Matemática na temática de números e operações. Nosso estudo foi fundamentado a partir da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu através da análise praxeológica observar as estratégias dos estudantes do primeiro período que ingressam na licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba do campus VI Monteiro-PB, na solução de tarefas envolvendo a unidade temática números e operações. Nossa questão de pesquisa foi: que habilidades os alunos recém-ingressos da Licenciatura em Matemática demonstram na solução de tarefas envolvendo a temática de números e operações? A nossa pesquisa foi realizada em três etapas. Na primeira etapa fizemos uma revisão da literatura e a análise praxeológica de itens que servem como modelo para avaliação na Prova do SAEB. Em seguida, na segunda etapa, criamos um questionário, a partir da análise praxeológica, com itens envolvendo a temática de números e operações. Esse questionário foi aplicado em uma turma de estudantes que ingressaram no período de 2021.1 na Licenciatura em Matemática. Na terceira e última etapa fizemos a análise do perfil desses estudantes na resolução dos itens envolvendo a unidade temática números e operações. Como principal resultado do nosso estudo, destacamos que o perfil dos estudantes da Licenciatura aponta que eles conseguem resolver tarefas envolvendo as operações fundamentais com números inteiros, porém sentem dificuldades no trabalho com números racionais, em especial com a representação em forma de porcentagem.
Descrição: ROCHA, M. F. S. Perfil de estudantes ingressos no Curso de Licenciatura em Matemática: uma análise das habilidades com números e operações. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26047
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Ferreira de Souza Rocha.pdfPDF - Mariana Ferreira de Souza Rocha391.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito23.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.