Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Larissa Elvira de Melo-
dc.date.accessioned2022-03-26T19:24:26Z-
dc.date.available2022-03-26T19:24:26Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26109-
dc.descriptionMEDEIROS, L. E. M. O WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemia. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em pesquisa realizada em uma Creche e Pré-escola da rede Municipal de Campina Grande-PB, no período de maio a dezembro de 2020 e de março a agosto de 2021. O objetivo constituiu em analisar as interações entre o apoio escolar e uma criança com deficiência visual, que cursa o Pré-escolar II, durante o contexto das aulas remotas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso e a técnica utilizada para a produção dos dados foi a pesquisa-ação. O referencial teórico compõe-se de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010); a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), além de Bruno (2006); Sá; Campos e Silva (2007); Xavier e Serafim (2020), dentre outros. Destacamos que os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois a criança interagiu com o apoio escolar através das atividades pedagógicas propostas, por meio do aplicativo WhatsApp. É fundamental que a criança com deficiência receba um apoio escolar que acolha, estimule, incentive, proponha adaptações de atividades pedagógicas. A relação da família com a instituição de educação infantil é de suma importância, para que possam ser desenvolvidas ações/interações com a criança, para que a criança tenha o direito a uma educação inclusiva e de boa qualidade, principalmente diante do contexto pandêmico atual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC'spt_BR
dc.titleO WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Larissa Elvira de Melo Medeiros.pdfPDF - Larissa Elvira de Melo Medeiros925.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito349.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.