Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26118
Título: Relato de experiência profissional: uma estudante com transtorno do espectro do autismo numa escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Priscila Daiane Mendes da
Palavras-chave: Relato de experiência
Inclusão
Autismo
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Interessei-me pela temática da Educação Especial por dois fatores: primeiro, por querer desenvolver um trabalho na área da Educação Especial, por compreender que apesar dos inúmeros trabalhos existentes nessa área, é sempre válido e enriquecedor ter acesso a experiências de outros profissionais, das quais podemos extrair grandes aprendizados. E segundo, pelo desejo de tornar público minha experiência, como forma de buscar dar contribuições aos colegas professores/cuidadores que, por ventura, tenham vivenciado ou cheguem a vivenciar essa experiência direcionada para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). E em razão disso, este estudo traz à tona uma vivência com uma criança com transtorno do espectro do autismo numa escola da rede municipal de Campina Grande – PB, na qual quem narra esse percurso teórico-prático é a própria pesquisadora de sua prática no entorno de uma escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo principal discutir a minha experiência profissional com uma estudante com transtorno do espectro do autismo, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados indicaram que é possível haver um bom desenvolvimento de alunos com autismo em instituições públicas, desde que haja comprometimento dos profissionais que as atendam, e ações pedagógicas direcionadas às necessidades apresentadas por esses estudantes. A presença de apoios especializados para auxiliá-los durante o processo de escolarização, nos casos de alunos com comprovada necessidade de apoio, se torna indispensável, facilitando a adaptação, colaboração na aprendizagem e na socialização.
Descrição: SILVA, P. D. M. Relato de experiência profissional: uma estudante com transtorno do espectro do autismo numa escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26118
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRISCILA DAIANE MENDES DA SILVA.pdfPDF - Priscila Daiane Mendes da Silva931.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - Termo de depósito99.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.