Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26123
Título: A aprendizagem do aluno com dislexia e a prática pedagógica em questão
Autor(es): Marques, Edilene Santos
Palavras-chave: Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
Leitura
Escrita
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: A dislexia é um transtorno de aprendizagem na área de linguagem. Não é considerada uma doença e sim uma dificuldade na leitura e escrita. Considerada uma síndrome pouco diagnosticada por educadores e pais. Apenas considerado um mal leitor, muitas vezes o disléxico é capaz de ler, mas não de entender de forma eficiente o que é lido. Entre as várias causas, problemas diagnósticos estruturais influenciam nesta questão. Nessa perspectiva, enfatizamos que o professor e a escola, devem desenvolver atividades direcionadas para as dificuldades do aluno disléxico, acreditamos no potencial do aluno para consequentemente melhorar seu rendimento escolar oportunizando lhe uma educação de qualidade, onde o professor reflita suas práticas pedagógicas lembrando que o aluno disléxico merece atenção. Por fim, acreditamos que a presente pesquisa atingiu seu objetivo principal compreender as características da dislexia, que se trata de um transtorno da aprendizagem de origem neurológica. Para realização deste presente artigo fez se necessário para construção teórica aqui, apresentados. A análise e desenvolvida através da discussão que os temas e os dados suscitam inclui geralmente o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico. No caso da análise de documentos, recorre-se geralmente para a metodologia da análise do conteúdo. Podemos observar na presente pesquisa que infelizmente o reconhecimento dos fatores que constituem a dislexia sempre ocorre de forma tardia e equivocada, pois o aluno já se encontra reprovado, rotulado, envergonhado e com auto estima abalado. Os relatos exibem as dificuldades encontradas pelos indivíduos disléxicos para lidar com o transtorno e confirmam as teorias coletadas através de site, Rotta, Newra Tellecha: Transtornos da aprendizagem, Souza, Maria Helena de Martins, Psicóloga do desenvolvimento, Teles P. Dislexia: Como identificar? Como intervir? Revista Portuguesa de Clínica geral
Descrição: MARQUES, E. S. A aprendizagem do aluno com dislexia e a prática pedagógica em questão. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26123
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC (1) (1).pdfPDF - Termo de Depósito60.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
EDILENE SANTOS MARQUES (2).pdfPDF - Edilene Santos Marques304.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.