Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26126
Título: Vivências em educação especial na perspectiva inclusiva: relatos de cuidadoras de escolas municipais, em Campina Grande, Paraíba–Brasil
Autor(es): Santos, Tamara Cristina Guedes
Palavras-chave: Cuidado escolar
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências de cuidadoras da rede municipal de Campina Grande, para tanto foi abordada, na fundamentação teórica a educação especial e educação inclusiva, leis e direitos que assistem todas as crianças com deficiências, a importância do trabalho do cuidador que presta também um serviço socioassistencial e possibilita o acesso das crianças a diferentes aprendizagens, por fim relatos de cuidadores sobre as realidades nas salas de aulas. Utiliza-se a metodologia de Antônio Raimundo dos Santos que possibilita o pesquisador ter um contato direto com tudo aquilo que poderá gerar lucros positivos para a pesquisa, dos livros, revistas e documentos eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, onde os dados foram colhidos virtualmente com a utilização do google docs (formulários google) e o link do formulário eletrônico foi disponibilizado aos participantes da pesquisa, as participantes foram previamente escolhidas e avisadas que suas identidades não seriam reveladas durante o estudo tal como sua identificação, sendo feito uso de pseudônimos. Os cuidadores descreveram, de maneira sucinta, que sua participação no contexto escolar chega à atuação em nível pedagógico e isso nos faz refletir sobre os papéis desenvolvidos por estes profissionais no âmbito escolar. Conclui-se que, embora tanto avanço no presente assunto, ainda é tratado como algo não primordial.
Descrição: SANTOS, T. C. G. Vivências em educação especial na perspectiva inclusiva: relatos de cuidadoras de escolas municipais, em Campina Grande, Paraíba–Brasil. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26126
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Tamara Cristina Guedes Santos.pdfPDF - Tamara Cristina Guedes Santos358.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito80.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.