Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26129
Título: Do suplício à disciplina: a penalidade na obra “Vigiar e punir” de Michel Foucault
Autor(es): Farias, Katia Luana de
Palavras-chave: Punição
Prisão
Poder
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade acompanhar a partir da obra vigiar e punir do pensador francês Michel Foucault, a evolução dos modos de punição da criminalidade que são utilizados em países ocidentais. Na argumentação do autor, os mecanismos de punição, banimento, suplício, prisão, estão relacionados com o modo de se organizar o poder, da definição do que é cometer um crime e qual satisfação deve ser dada à sociedade. a punição por meio da prisão, restringindo a liberdade do indivíduo criminoso, assume como proposito penalizar, corrigir e ressocializar o delinquente, mas a experiência histórica revela que esse objetivo não é atingido, no entanto os estados investem cada vez mais nessa modalidade de punição, mesmo que sua ineficácia seja cada vez mais denunciada. Assim, Foucault levanta a hipótese de que a prisão desempenha outra função no campo social, servindo para justificar o controle policial da sociedade como um todo.
Descrição: FARIAS, K. L. Do suplício à disciplina: a penalidade na obra “Vigiar e punir” de Michel Foucault. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26129
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KATIA FARIAS COM FICHA (3).pdfPDF - Katia Luana de Farias393.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5. TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO - TCC KATIA LUANA (1).pdfPDF - Termo de Depósito174.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.