Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26133
Título: La mujer habitada de Gioconda Belli: un análisis de la identidad femenina y de los feminismos a partir de los personajes Itzá y Lavinia
Autor(es): Figueiredo, Hanlley Cristina Vasconcelos
Palavras-chave: Literatura hispano-americana
Feminismo
Mulher
Data do documento: 17-Dez-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio da crítica literária, os personagens femininos da obra La mujer habitada (1988), de Gioconda Belli, em sua relação com as funções de gênero presentes na sociedade, rompendo com os paradigmas de uma sociedade patriarcal. Assim, em nossa análise, enfocaremos em dois personagens femininos: Lavinia e Itzá. Essa pesquisa foi realizada a partir de um estudo de teóricos da literatura e das ciências humanas, em geral, que tratam dos feminismos. Refletiremos a respeito do tema, com ênfase nos feminismos que acreditamos estarem representados pelas personagens: o feminismo hegemônico e o feminismo decolonial, enfatizando a luta dos povos indígenas por meio do feminismo comunitário. Utilizamos os estudos de Simone de Beauvoir (1970), Francesca Gargallo (2006), Jonathan Culler (1999), Carla Cristina Garcia (2011), Diana Lucía Ochoa López (2017), Maharba Annel González García (2017), para as considerações sobre o feminismo hegemônico. Por outro lado, para as questões do feminismo decolonial, nos centramos em teóricas como Lélia Gonzalez (2020), Julieta Paredes (2010), María Lugones (2020) e Françoise Vergès (2020), por exemplo. Através das discussões levantadas pela pesquisa, podemos perceber a importância da literatura e da voz da mulher nas constantes batalhas contra as opressões geradas pelo patriarcado e o machismo. Ambos estiverem presentes na sociedade, contribuindo para a submissão e dependência das mulheres, a partir desta constatação, as mulheres começaram a lutar pelos seus direitos, pela igualdade de gênero, para terem voz e romper com os paradigmas de uma sociedade que continuamente as oprime, construindo os feminismos. Com esse estudo colaboramos para os estudantes e pesquisadores de literatura que também têm o foco na Literatura Hispano-americana de autoria feminina, especificamente da nicaraguense Gioconda Belli, e aos que se interessam pelos estudos sobre feminismos, de forma em geral.
Descrição: FIGUEIREDO, H. C. V. La mujer habitada de Gioconda Belli: un análisis de la identidad femenina y de los feminismos a partir de los personajes Itzá y Lavinia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26133
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hanlley Cristina - Monografia versão final.pdfPDF - Hanlley Cristina Vasconcelos Figueiredo724.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA..pdfPDF - Termo de Depósito77.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.