Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Wanderson Ramon Barbosa-
dc.date.accessioned2022-03-28T10:50:07Z-
dc.date.available2022-03-28T10:50:07Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140-
dc.descriptionANDRADE, Wanderson Ramon Barbosa. Mensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem com, de e sobre cada uma delas para melhorar a colaboração e qualidade da assistência nos serviços de saúde, sendo colocada como modelo para superar o frágil sistema assistencial existente nos serviços de saúde, buscando discutir as exigências contemporâneas de modernização dos sistemas de saúde e as complexas necessidades de saúde da população brasileira. Confronta-se, assim, com o desafio de repensar os currículos e as práticas educacionais, com a integração teórico-prática, construída de maneira interprofissional. Entretanto, a EIP encontra resistências na prática docente, sendo justificada pela resistência na mudança das práticas hegemônicas e tradicionais, mas também porque é necessário que se mantenha o aprendizado de conhecimentos e habilidades específicas de cada profissão. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo a mensuração da colaboração interprofissional de docentes que atuam na área de saúde coletiva, no Campus I da UEPB. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo e inferencial, com abordagem quantitativa pelo qual se utilizou o instrumento AITCS-E para mensuração da parceria, cooperação e coordenação e da colaboração propriamente dita. Os resultados foram analisados dentro dos intervalos de score propostos pelos idealizadores do instrumento, pelo qual se observou que a amostra analisada caminha em direção à prática colaborativa, isto é, apresenta uma propensão ao desenvolvimento de relações respeitosas, trabalho em equipe, valorização dos diversos pontos de vista e compartilhamento do trabalho de forma equitativa para alcançar objetivos comuns, favorecendo o desenvolvimento de inciativas interprofissionais na instituição.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Renata Cardoso Rocha Madrugapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInterprofissionalidadept_BR
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_BR
dc.subjectPrática colaborativapt_BR
dc.titleMensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade.pdfPDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito217.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.