Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26176
Título: Tratamento endodôntico com pasta CTZ em dentes decíduos: uma revisão de escopo
Autor(es): Nascimento, Julia Cardoso do
Palavras-chave: Odontopediatria
Endodontia
Pulpotomia
Necrose da Polpa Dentária
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: Objetivo: Mapear a literatura e sumarizar o conhecimento científico atual sobre o tratamento endodôntico não-instrumentado com pasta CTZ em dentes decíduos, através de uma revisão de escopo. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente, usando quatro bases de dados eletrônicas: MEDLINE/PubMed, Scielo, Embase e Scopus, além da literatura cinzenta (Google Scholar e Open Grey). A busca cobriu um período desde o primeiro artigo publicado até 10 de setembro de 2021. As principais palavras-chave empregadas, isoladamente ou em combinação com operadores booleanos foram: “CTZ”, “pasta CTZ”, “pasta antibiótica”, “pasta endodôntica”, “dentes decíduos” e “molares decíduos”. Esta estratégia de busca foi adaptada para o uso apropriado nas diferentes bases de dados. A busca inicial resultou em 241 referências (n = 241). Após a remoção das duplicatas, triagem e aplicação de critérios de inclusão, 44 artigos foram considerados para extração de dados e avaliação de texto completo. Após a leitura dos textos completos, 30 estudos foram selecionados para esta revisão. Resultados: A pasta CTZ representa uma alternativa de tratamento para dentes decíduos de baixo custo, técnica simples (sem a necessidade de instrumentação, sendo composta por cloranfenicol (500 mg), tetraciclina (500 mg) e óxido de zinco (1000 mg) e eugenol. No que diz respeito a atividade antimicrobiana, a pasta CTZ pode ser considerada uma alternativa viável devido a propriedade dos seus componentes antibióticos. Além disso, os estudos in vitro demonstraram bons resultados de biocompatibilidade da pasta quando testada em amostras de tecido subcutâneo, diferentemente de quando analisada em amostras intra-ósseas. Por outro lado, nos estudos in vivo que, em sua maioria, avaliaram o desempenho clínico e radiográfico foi verificado sucesso em ambos os critérios na terapia endodôntica com CTZ, sendo considerada pelos autores como uma técnica viável e promissora, com efetividade na preservação dos dentes decíduos. No entanto, falhas como dor, mobilidade patológica, presença de abscesso periapical, fístula, manchamento coronário, reabsorção externa patológica e radiolucidez perirradicular foram relatadas em três estudos. Conclusão: A utilização da pasta CTZ no tratamento de dentes decíduos é uma alternativa de baixo custo, capaz de proporcionar resultados satisfatórios, promovendo a manutenção dentária até sua esfoliação natural. Entretanto, o desenvolvimento de novas pesquisas, especialmente com delineamentos de maior nível de evidência científica, mostra-se necessário para maior embasamento do amplo emprego desta técnica.
Descrição: NASCIMENTO, Julia Cardoso do. Tratamento endodôntico com pasta CTZ em dentes decíduos: uma revisão de escopo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26176
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Cardoso do Nascimento .pdfPDF - Julia Cardoso do Nascimento429.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito - TCC - Julia Cardoso do Nascimento.pdfTermo de depósito47.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.