Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26177
Título: A importância do estágio supervisionado na formação inicial do professor de geografia tomando como referência o ensino remoto emergencial (ERE)
Autor(es): Souza, Francisco José de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Evasão Escolar
Ensino de Geografia
Ensino Remoto
Data do documento: 18-Nov-2021
Resumo: Este trabalho aborda a importância do estágio para a formação inicial e construção da identidade do Professor de Geografia. Por conta da pandemia provocada pelo vírus SARS COV-2 (COVID 19), para que houvesse uma continuidade das aulas nos anos de 2020 e 2021, as Secretarias de Educação de todo o país passaram a fazer uso de diversas estratégias para poder proporcionar aos alunos da educação básica, o acesso às aulas e a continuidade do ano letivo, de forma a não causar mais prejuízos que os já trazidos pela própria pandemia. Coincidentemente, foi nesse mesmo período que foi realizado o Estágio Supervisionado III, componente obrigatório do Curso de Licenciatura em Geografia, UEPB, que prevê a vivência efetiva dos futuros professores no ambiente escolar, na modalidade regência de sala de aula. Dessa forma, o estágio que seria realizado na forma presencial, foi realizado em sala de aula remota. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a experiência formativa proporcionada pelo estágio supervisionado, que foi realizado em contexto novo, promovido pela incorporação do Ensino Remoto Emergencial – ERE ao ensino. Diante de todas as vivências do período, além da experiência no que concerne a necessidade do futuro professor dominar o conteúdo e as tecnologias para poder dar as suas aulas, também ficou constatada a necessidade de incentivar as famílias para participar da educação de seus filhos, já que o ensino remoto permite verificar um esvaziamento das salas de aula e até mesmo a evasão escolar, motivada pela falta de acesso aos equipamentos e ao sinal da internet, quanto pela pouca importância dada ao ensino pelos alunos, o que parece refletir a pouca importância dada à educação pelas famílias brasileiras, das classes menos favorecidas. Adicionalmente, se fazem necessárias políticas públicas para os investimentos em pessoal especializado, que venha mobilizar as coordenações pedagógicas das escolas, bem como a capacitação dos quadros já existentes e investimentos nas estruturas e equipamentos que permitam aos alunos e escolas o acesso a conexões rápidas de internet.
Descrição: SOUZA, Francisco José de. A importância do estágio supervisionado na formação inicial do professor de geografia tomando como referência o ensino remoto emergencial (ERE). 38f. 2021.Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26177
ISSN: CDD 372.891
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco José de Souza.pdfPDF - Francisco José de Souza542.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito129.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.