Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26185
Título: Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB
Autor(es): Nunes, Damião de Maria
Palavras-chave: Ensino de geografia
Estágio remoto
Ensino remoto
Data do documento: 9-Dez-2021
Resumo: A formação do professor na academia é uma trajetória marcada por momentos de estudos teóricos e vivências práticas, e junto a eles se somam expectativas diversas nutridas pelos licenciandos que carregam consigo muitos questionamentos acerca da construção e efetivação da prática docente. Durante a licenciatura é comum os estágios supervisionados serem aguardados com ansiedade pelos estudantes, que veem nestes a oportunidade para vivenciarem a realidade escolar com mais proximidade na condição de professor em formação. Nem sempre o estágio é da forma como idealiza o licenciando, pois estes componentes práticos são também marcados pela exposição a muitos desafios, comuns no contexto da educação escolar, principalmente pertencente à rede pública. Se em um cenário tido como “normal” ir à escola como estagiário já desperta expectativas e por vezes tensões entre os alunos das licenciaturas, vivenciar estas experiências em um contexto de pandemia e de ensino remoto como o que temos visto desde o ano de 2020, torna tudo ainda mais desafiador. Foi pensando em refletir melhor sobre essa questão que no presente trabalho buscamos compreender os desafios encontrados e as possibilidades criadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba, na realização do estágio docente remoto durante o período de pandemia. Com esta pretensão, consideramos o que foi experenciado no Componente Curricular Estágio Supervisionado III, ofertado durante o período acadêmico 2021.1, e sobretudo o que foi constatado através de pesquisa realizada com os discentes matriculados no respectivo componente. A pesquisa é qualitativa, visto que foi essa a perspectiva utilizada para fazer a leitura da realidade investigada. Fizemos também pesquisa bibliográfica e para coletar as informação junto aos licenciandos, pesquisa de campo viabilizada através de questionários. Os resultados mostram que os licenciandos, no contexto do estágio remoto, sentem falta da interação das aulas presenciais e das experiências que essa interação geralmente permite. Mas também identificam como aspecto positivo a oportunidade de vivenciar o cenário específico do ensino remoto de perto e puder exercitar formas de construir sua prática tendo em vista as demandas postas pelo uso das tecnologias digitais.
Descrição: NUNES, Damião de Maria. Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26185
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião de Maria Nunes.pdfPDF - Damião de Maria Nunes324.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito .pdfTermo de depósito449.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.