Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26193
Título: Análise comparativa entre sotwares para elaboração de projeto hidrossanitário
Autor(es): Chagas, Gilmara Rayanne da Silva
Palavras-chave: Saneamento
Projetos
Engenharia sanitária
Data do documento: 18-Mar-2022
Resumo: No mercado de negócios a produtividade e qualidade do serviço se tornam peças fundamentais para profissionais e clientes. É importante para engenheiros que elaboram projeto de instalações hidrossanitárias, acertarem na seleção do software que agregue qualidade, agilidade, eficiência e, consequentemente, maior lucratividade. Deste modo, o presente trabalho tem o objetivo de comparar, em relação ao custo de aquisição, qualidade e tempo de produção, dos principais softwares que elaboram projetos hidrossanitários no mercado brasileiro. Para isso, foram aplicados questionários com engenheiros civis de todas as regiões brasileira com filiação ao CREA, com intuito de saber qual o software utilizado e o tempo hábil de projeto, independente do tempo de carreira. Além disso, foram coletados dados referentes a custo de aquisição, planos oferecidos e a oferta de licença estudantil. Os resultados mostraram que o software QiHidrossanitário apresentou maiores vantagens, por apresentar maior produtividade e menor custo de aquisição comparando-o as suas funcionalidades com os softwares selecionados no mercado brasileiro. Porém, o Revit é o software mais utilizado pelos profissionais, devido a influência e estratégia de marketing da Autodesk, ao disponibilizar versão estudantil gratuita ainda na graduação, deixando o profissional propenso a escolha deste. De todo modo, é possível afirmar que a tecnologia BIM vem ganhando espaço no mercado brasileiro e especificamente na elaboração de projetos de instalações hidrossanitárias, devido as vantagens garantidas no tempo reduzido no desenvolvimento do projeto e no alto nível de detalhamento.
Descrição: CHAGAS, Gilmara Rayanne da Silva. Análise comparativa entre sotwares para elaboração de projeto hidrossanitário. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraiba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26193
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Rayanne da Silva Chagas.pdfPDF - Gilmara Rayanne da Silva Chagas677.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - Gilmara.pdfTermo_de_Deposito_TCC - Gilmara91.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.