Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26273
Título: Entre o poema "Um salmo de vida e o Eclesiastes bíblico: uma leitura comparativa e dialógica
Autor(es): Pontes, Maria Taynan Menezes de
Palavras-chave: Intertextualidade
Análise comparativa
Poema
Texto bíblico
Dialogismo
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa do poema “Um Salmo de Vida” do autor norte-americano Henry Wadsworth Longfellow, com o livro de Eclesiastes da Bíblia. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho foi organizado da seguinte maneira: discussão sobre a natureza dialógica dos textos; em seguida, apresentação de algumas características literárias da Bíblia e, então, traçamos um paralelo entre os Salmos bíblicos e o salmo de Longfellow. Por conseguinte, é realizada uma análise comparativa entre o poema em questão e o Eclesiastes Bíblico. Para fundamentar este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, baseando-se nas concepções de dialogismo por Bakhtin (1981), como também nos estudos sobre a Bíblia, enquanto literatura por Magalhães (2008) e Silva (2016), a fim de traçar a relação entre o poema e o livro bíblico. Baseado nos estudos da intertextualidade, este estudo permitiu identificar o poema “Um Salmo de Vida” como uma possível resposta aos ensinamentos do livro de Eclesiastes, primeiramente porque o salmo de Longfellow rejeita que a vida é apenas um sonho vazio, que é importante agir no presente, ser influente e memorável, ao passo que o narrador Bíblico mostra-se mais preocupado com o dia do julgamento (após a morte) pregado pelo cristianismo, além disso, a frase mais corrente do livro de Eclesiastes é: “vaidade de vaidades, tudo é vaidade”.
Descrição: PONTES, M. T. M. Entre o poema "Um salmo de vida e o Eclesiastes bíblico: uma leitura comparativa e dialógica. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26273
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSINADO POR GIOVANE TAYNAN Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de deposito182.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Maria Taynan Menezes de Pontes.pdfPDF - Maria Taynan Menezes de Pontes665.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.