Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26356
Título: O sofrimento da carne: a representação do corpo como ideal de beleza na pós-modernidade
Autor(es): Alves, Lavynnia Thereza Pedrosa
Palavras-chave: História da beleza
Digitais influencers
Instagram
Procedimentos estéticos
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O presente artigo “O sofrimento da carne: a representação do corpo como ideal de beleza na pós-modernidade” parafraseia que a beleza parte de conceitos culturais na qual é moldada e estruturada mesmo que para manter esse modelo seja por meio do sofrimento da carne de acordo com os padrões impostos em cada época. Se até meados do século XX o corpo ainda sofria com as amarras do espartilho, no final do século vai ser marcado pelas dores provocadas pelo bisturi, injeções, ácidos, etc. O século XXI desponta com a mídia influenciando ainda mais a mulher a possuir um corpo tido como perfeito, o que tem contribuído para o aumento da procura por cirurgias plásticas e outras intervenções que torne o corpo mais belo. O aumento de tais procedimentos está relacionado com a facilidade do pagamento através dos parcelamentos e principalmente as divulgações desacerbadas produzidas pelo combo Instagram e digitais influencers que relatam nas suas redes sociais as etapas de suas próprias experiências, em troca da divulgação da clínica. Porém é preciso atentar-se aos riscos causados pelas intervenções cirúrgicas, posto que, em sua maioria é realizado em clínicas clandestinas, onde mulheres perdem a vida, ou então ficam com danos irreparáveis em consequência da busca do corpo perfeito. Para construção desse trabalho foi utilizado pesquisa no Instagram de digitais influencers, bem como um referencial bibliográfico que trata do tema, como: Sant’Anna (2014), Araújo (2007), Lipovetsky (2006), Vigarello (2004), dentre outros.
Descrição: ALVES, L. T. P. O sofrimento da carne: a representação do corpo como ideal de beleza na pós-modernidade. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26356
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lavynnia Thereza Pedrosa AlvesPDF - Lavynnia Thereza Pedrosa Alves1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito523.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.