Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26367
Título: Ensinando em tempos de pandemia: ferramentas para o ensino de inglês
Autor(es): Silva, Isaias Marcelino da
Palavras-chave: Ensino remoto
Ensino de língua inglesa
Google Meet
Google Classroom
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: O profissional da educação de línguas estrangeiras enfrenta, em sua prática, o desafio de proporcionar uma educação significativa para seus alunos. No contexto da pandemia da COVID-19, o ensino remoto foi a principal alternativa para fazer a educação chegar aos estudantes da educação básica, fazendo o processo de ensino e aprendizagem acontecer. Portanto, podemos afirmar que com o ensino remoto, surgiram novos desafios para os profissionais da educação no que se refere à busca pelo ensino significativo. Por isso, este trabalho tem como objetivo geral investigar a educação remota na disciplina de Língua Inglesa (LI) em três turmas de 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral Técnica no interior da Paraíba. Como objetivo específico procura investigar o uso das ferramentas tecnológicas Google Meet, Google Classroom, Padlet e Kahoot, que foram utilizadas no contexto da pandemia da COVID-19, e que podem ser usadas nas aulas da disciplina de Língua Inglesa depois do período pandêmico, ou seja, nas aulas presenciais. No referencial teórico são expostas discussões acerca da diferença entre EAD e Ensino Remoto. Também traremos definições do Google Meet, Google Classroom, Padlet e Kahoot. São expostos estudos feitos dentro de salas de aula que utilizaram o Google Classroom, Kahoot e Padlet como ferramentas de auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Usamos como metodologia o modelo de pesquisa bibliográfica que, segundo Fonseca (2002), é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e divulgadas em meios escritos e digitais. Também foi feito um estudo de caso, que é caracterizado como um estudo feito em uma instituição, um sistema, uma pessoa ou até mesmo uma unidade social. Por fim, foi feito um questionário com o objetivo de reforçar as informações trazidas para nosso estudo, concluindo que as ferramentas tecnológicas desempenham um importante papel no processo de ensino e aprendizagem e, após a pandemia, continuarão auxiliando os estudantes e professores em suas práticas diárias.
Descrição: SILVA, I. M. Ensinando em tempos de pandemia: ferramentas para o ensino de inglês. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26367
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ISAIAS MARCELINO DA SILVA.pdfPDF - Isaias Marcelino da Silva892.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC1.pdfPDF - Termo de depósito90.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.