Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26368
Título: Adaptações didático-pedagógicas no ensino remoto de inglês para um aluno com Síndrome de Down
Autor(es): Sousa, Ligiane Franciele de
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Síndrome de Down
Língua inglesa
Adaptação didático-pedagógica
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Uma escola que pretende ser inclusiva precisa atender com boa qualidade e sem qualquer tipo de discriminação todas as crianças. Ciente dessa realidade, como professora de Língua Inglesa (LI) de um aluno com Síndrome de Down (SD) em uma escola bilíngue no município de Campina Grande/PB, tendo outros professores da referida escola como colaboradores, estabeleci como objetivo geral desta pesquisa: analisar como se deu o processo de ensino de LI durante o ensino remoto emergencial a partir da perspectiva dos colaboradores, por meio dos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais desafios vivenciados pelos professores e (ii) verificar quais adaptações didático-pedagógicas foram necessárias para favorecer a inclusão e o aprendizado do aluno. Como suporte teórico para a realização deste estudo, utilizei, principalmente, as contribuições de Garcia (2007), quanto às reflexões sobre educação inclusiva, de Milheiro (2013) Cunningham (2011) e Newton (2011), com relação às características do aluno com SD, e de Cameron e McKay (2010) e Kumin (2002), sobre o ensino de inglês para crianças com SD. Fiz parte desta pesquisa como colaboradora, além de contar com a participação do coordenador da escola e de outro professor que ministrava aulas para o aluno com SD. Como corpus desta pesquisa, fiz uso de trechos dos meus diários de aula, bem como de trechos das conversas de WhatsApp com os colaboradores deste estudo. Como resultados, identifiquei a importância das adaptações didático-pedagógicas na promoção de uma aprendizagem significativa e inclusiva, na medida em que possibilita o desenvolvimento da autonomia do aprendiz.
Descrição: SOUSA, L. F. Adaptações didático-pedagógicas no ensino remoto de inglês para um aluno com Síndrome de Down. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26368
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ligiane de Sousa_versão final.pdfPDF - Ligiane Franciele de Sousa551.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito 04-04-2022 17.46.pdfPDF - Termo de depósito538.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.