Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26376
Título: Sociedad y género: la identidad de la mujer chola a través de una perspectiva cultural
Autor(es): Fernandes, Taynara Ingrid da Silva
Palavras-chave: Cultura
Mulher chola
Bolívia
Resistência
Mestiçagem
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A cultura da América Latina apresenta uma pluralidade de personalidades relevantes para o nosso conhecimento, porém, ainda são pouco reconhecidas e renomadas. Com isto, diante da (in) visibilidade de identidades culturais femininas de América Latina, da necessidade de falar sobre estes aspectos nos espaços acadêmicos y considerando que é através da cultura que temos a oportunidade de fazer uma imersão no desconhecido, este trabalho tem como objetivo apresentar a cultura de mulher chola boliviana, mediante os elementos que caracterizam e integram sua tradição até hoje. Deste modo, o estudo se dará por meio de uma revisão de literatura, mediante a análise de uma representante cultural, onde nos embasamos nas considerações de García (2010), Plaza (2018), Recoaro (2014), Maristany (2000), Laraia (2001), além de outros teóricos que contribuíram para a pesquisa e discussão, também tivemos como suporte, um episódio da série Street Food: Latin America (2020). Como resultado do nossa investigação, foi possível concluir que apesar da discriminação e rejeição que a cultura chola sofreu no período colonial, elas buscaram maneiras de manter seus costumes e tradições até os dias de hoje, assim resistindo as adversidades dos tempos. Logo, consideramos que esta representatividade, tem fundamental importância para o conhecimento cultural, seja para nós como professores de espanhol como língua estrangeira e/ou para o público que tem interesse de conhecer sobre a diversidade cultural da América Latina.
Descrição: FERNANDES, T. I. S. Sociedad y género: la identidad de la mujer chola a través de una perspectiva cultural. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26376
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynara Ingrid da Silva Fernandes.pdfPDF - Taynara Ingrid da Silva Fernandes1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Taynara.pdfPDF - Termo de depósito82.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.