Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26399
Título: Refletindo a relação entre saúde e educação popular: um olhar a partir do programa academia de saúde no município de Sapé- PB
Autor(es): Barbosa, Bruno Vinicius Dias
Palavras-chave: Educação popular
Políticas públicas de saúde
Programa Academia de Saúde
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Este trabalho aborda as relações entre Saúde e Educação Popular, desenvolvidas no contexto do Programa Academia de Saúde do município de Sapé/PB. Tem como objetivo geral refletir sobre as relações entre Educação Popular e Saúde na contemporaneidade, resgatando a historicidade dessa relação, discutindo às políticas públicas e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na condução dessa política de saúde pública. Para o desenvolvimento desse estudo fez-se uso de uma metodologia de abordagem qualitativa, através da observação participante, do estudo bibliográfico e da pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário destinado às usuárias integrantes desse Programa na cidade de Sapé/PB no ano de 2022. Como referencial teórico, fez-se a leitura de autores (as) como: Amaral; Pontes; Silva (2014), Brasil (2007), Freire (2011), Costa Silva (2010), entre outros, que contribuíram para a pesquisa. Os resultados evidenciam a importância da aproximação entre educação e saúde, especialmente, se alicerçada nas bases da Educação Popular, visto que permite a construção de espaços, vivências e trocas de alternativas motivacionais favoráveis ao protagonismo popular, através da participação social.
Descrição: BARBOSA, B. V. D. Refletindo a relação entre saúde e educação popular: um olhar a partir do programa academia de saúde no município de Sapé- PB. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26399
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Vinicius Dias BarbosaPDF - Bruno Vinicius Dias Barbosa1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito71.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.