Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26406
Título: A reading of the tv series the following from Edgar Allan Poe's literature and death depictions
Autor(es): Silva, Leandro Rodrigues da
Palavras-chave: The Following
Edgar Allan Poe
Morte
Adaptação televisiva
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A morte é um tema que está no fundo de nossas mentes desde o início dos tempos. E, como resultado, as pessoas sempre tentaram fazer sentido e entendê-lo. Quando olhamos para nossa história, podemos ver que nossa percepção da morte foi moldada pelo lugar e pelo tempo em que estamos. Dentre as várias representações da morte que vemos ao longo da história, uma que se destaca é a visão da morte do escritor e poeta americano Edgar Allan Poe como bela e aterrorizante. Sendo um autor famoso entre os melhores escritores góticos de todos os tempos, suas obras conquistaram a telinha, e muitas adaptações foram feitas. Dito isso, neste estudo propomos analisar como a série de TV The Following (2013), dirigida por Marcos Siega e produzida por Kevin Williamson, representa o sentido e a estética da morte a partir dos poemas The Raven e Lenore, de Edgar Allan Poe. Observamos como os produtores representaram e remodelaram em dois sistemas simbólicos distintos, com recursos cinematográficos a assustadora beleza da morte criada por Poe com palavras e o significado da beleza do assassinato pelo personagem Joe Carroll. Fizemos uso de pesquisa bibliográfica para explorar nosso objeto de estudo, em uma abordagem qualitativa, de natureza básica e com finalidade exploratória. Para isso, utilizamos autores como Ariès (1954); Swarnakar (2007); Stam (2000); Hutcheon (2006) e Cartmell (2012). Podemos ver, então, que a série de TV é capaz não apenas de adaptar o horror das histórias de Poe para a tela, mas também de redefinir ao máximo seu conceito de beleza, que ocorre na série televisiva por meio de atos homicidas.
Descrição: SILVA, L. R. da. A reading of the tv series the following from Edgar Allan Poe's literature and death depictions. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26406
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Rodrigues da SilvaPDF - Leandro Rodrigues da Silva1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito139.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.