Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26408
Título: Avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19
Autor(es): Soares, Willian Evane Nascimento
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Pandemia causada pela Covid-19
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: RESUMO: O presente trabalho de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, trata se de uma pesquisa que irá trazer reflexões acerca da avaliação da aprendizagem, haja vista, o cenário atual que vivenciamos devido a pandemia causada pela Covid 19. A pesquisa tem como objetivo principal analisar historicamente os estudos acerca da avaliação, compreendendo as dificuldades existentes para sua efetivação, realçando os instrumentos que possam auxiliar neste processo. O trabalho busca responder a seguinte questão problema: As avaliações de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial estão acontecendo de forma adequada?. Partindo desse viés, o eixo desta pesquisa é entender como estão sendo realizadas as avaliações de aprendizagem e os métodos em tal período. Perante essa concepção, é necessário refletir acerca de uma adaptação destes métodos para que assim, seja possível realizar avaliações que comtemplem os critérios necessários para sua efetivação. Este estudo discorre brevemente sobre a historicidade da avaliação, abarcando seus aspectos legais e sua trajetória até os dias atuais. O trabalho contou com o aporte teórico de vários autores e dentre eles destacamos: Barreyro (2014); Brasil (2020); Mainardes (2016); Menezes (2021), e outros. O artigo justifica-se pelo fato de trazer uma análise do processo avaliativo da aprendizagem e apresentar a sua complexidade diante do cenário pandêmico nos âmbitos educacionais trazendo em seu seio um grau de importância ao apresentar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que apresenta multifaces da nossa realidade. Deste modo, a pesquisa em questão revela que a avaliação da aprendizagem é um instrumento regulador e para que se efetive nos âmbitos educacionais é preciso que ela aconteça de maneira justa se adequando as multifaces da nossa realidade.
Descrição: SOARES, W. E. N.. A Avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26408
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willian Evane Nascimento SoaresPDF - Willian Evane Nascimento Soares490.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito511.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.