Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26448
Título: A Física e arte na Ciência Moderna de Galileu Galilei
Autor(es): Morais, Joaquim Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino de Física
Recursos didáticos
Teatro
Astronomia
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: Este trabalho é um estudo qualitativo, visando motivar o aprendizado da Física pelos alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública. Como hipótese da pesquisa, acreditamos que a utilização da peça de teatro do autor Rodrigo Baldow, intitulada “A Matuta e O Caso Galileu”, poderia estimular o processo de ensino-aprendizagem da Física entre os alunos investigados. Pois entendemos que a Física deva ser percebida pelos alunos, não só na sala de aula, mas também fora dos muros da escola. Todas as aulas e a apresentação teatral foram realizados de maneira remota em virtude da pandemia do Covid-19. O conteúdo de Física que fez parte das intervenções e também estava presente da peça de teatro mencionada foi a história de Galileu e a Astronomia. Para aplicação do projeto foram necessárias quatro aulas com duração de 50 minutos cada e para a coleta de dados utilizou-se dois questionários investigativos com o objetivo de identificar o nível de conhecimento dos discentes, tanto a respeito da história e da vida de Galileu, como das influências da religião sobre o desenvolvimento da ciência. O resultado dessa pesquisa mostrou que os discentes investigados se sentiram motivados ao conhecer sobre a desenvolvimento dos conceitos da Física ligados a Astronomia, sobre esse tão importante estudioso dos astros Galileu Galilei, além disso ficou evidente através da fala de alguns que a arte expressada através da linguagem teatral, deva ser utilizada em mais disciplinas para que o aprendizado seja mais divertido.
Descrição: MORAIS, J. R. A Física e arte na Ciência Moderna de Galileu Galilei. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26448
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joaquim Rodrigues de Morais.pdfPDF - Joaquim Rodrigues de Morais.549.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.PDF - Termo de depósito.512.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.