Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26459
Título: Cenas brasileiras: a intersetorialidade entre a educação social no CRAS de Pilões-PB
Autor(es): Silva, Maria do Livramento Pereira da
Palavras-chave: Intersetorialidade
Educação social
Serviço social
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: Essa pesquisa busca refletir a repeito do egresso do curso de pedagogia, o Educador Social e a implementação da intersetorialidade entre as Políticas Públicas de Educação e Assistência Social, no contexto do oitavo período do curso de pedagogia da UEPB campus III e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, localizado no município de Pilões na Paraíba. Este estudo está situado no campo da Educação Social e das Políticas Públicas. Utilizamos como aporte teórico autores que discutem os paradigmas de Políticas Educacionais, Intersetorialidade e Serviço Social tendo como objetivo geral analisar como acontece a intersetorialidade nas Políticas Públicas de Educação e Assistência Social, abordando os desafios no contexto CRAS de Pilões-PB. Nesse aspecto, temos como objetivos específicos: a) compreender as políticas de Educação e Assistência Social, a partir da intersetorialidade no CRAS; b) identificar as proposituras da relação entre o Serviço Social e a Pedagogia Social. Para realização desse estudo optamos por abordagem metodológicos de cunho qualitativo/exploratória com procedimento técnico de revisão bibliográfica e da observação participante. Como instrumento, utilizamos questionário de caráter semiestruturado e com questões abertas. As principais fontes foram: Nascimento (2010) Barreto (2020), Maciel (2019), Santos, Paula (2014, Machado (2013), Ghon (2014), Freire (1993), bem como outros materiais como: código de ética do assistente social, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Orientação Técnica Centro de Referencia da Assistência Social, Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 e Norma Operacional Básica-NOB-SUAS. Nossos resultados demonstram a compreensão de que a intersetorialidade entre as politicas públicas, especificamente entre Educação e Assistência Social, traz inúmeros beneficios, porém, ainda não é bem compreendida entre os profissionais que atuam nela.
Descrição: SILVA, M. do L. P. da. Cenas brasileiras: a intersetorialidade entre a educação social no CRAS de Pilões-PB. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26459
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Livramento Pereira da SilvaPDF - Maria do Livramento Pereira da Silva674.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito145.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.