Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26472
Título: Gestão da segurança e saúde no trabalho: dificuldades de implementação na construção civil em uma obra de pequeno porte
Autor(es): Santos, Cleiton Kaio de Sousa
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Canteiro de obra
Construção civil
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: A indústria da construção civil é um dos principais setores responsáveis pela geração de empregos no país. Por ser um setor cíclico, dependendo do cenário macroeconômico, pode aumentar a demanda por mão de obra, aumentando o risco de acidentes no canteiro de obras. Percebe-se que muitos trabalhadores são contratados e expostos ao ambiente de trabalho sem passar por treinamento adequado, aliado à falta de planejamento. No canteiro de obras existem diversos riscos, sendo necessária a colaboração de todos os envolvidos para evitar as sequelas físicas ou psicológicas. Aplicar a gestão da segurança e saúde do trabalho é uma tarefa desafiadora, pois é preciso conscientizar todos os envolvidos sobre sua importância, para evitar os acidentes. Para se compreender melhor o problema e tentar contribuir com uma solução, foi desenvolvida uma pesquisa utilizando o formulário online do Google. Foi aplicado um questionário estruturado em um canteiro de obras, avaliando a percepção dos trabalhadores, por meio de estudo quali-quantitativo. Como resultado do estudo, verificou-se que o empregador não fornece os EPIs e EPCs, não promove treinamentos de SST e não disponibiliza sinalização de segurança no canteiro de obras. Além disso, o local não é fiscalizado pelos órgãos competentes, resultando na exposição dos trabalhadores aos riscos ocupacionais. De acordo com os resultados da pesquisa, são notórias as dificuldades de implementação da gestão da SST no canteiro de obras analisado. Propõe-se que o ideal seria implementar um SGSST para proporcionar um ambiente seguro aos colaboradores.
Descrição: SANTOS, Cleiton Kaio de Sousa. Gestão da segurança e saúde no trabalho: dificuldades de implementação na construção civil em uma obra de pequeno porte. 2022. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil) Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26472
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleiton Kaio de Sousa Santos.pdfPDF - Cleiton Kaio de Sousa Santos1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito94.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.