Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514
Título: A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Lima, Irani Barbosa de
Palavras-chave: Ludicidade
Legislação
Brincadeira
Educação infantil
Data do documento: Abr-2022
Resumo: O presente artigo de cunho bibliográfico apresenta em seus constructos, concepções referentes à importância da ludicidade, como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. O trabalho em questão, tem por objetivo geral apresentar a relevância da ludicidade no desenvolvimento da criança e sua importância dentro da sala de aula, e específicos: a) Contextualizar a educação infantil e analisar seus direitos perante as leis, b) Refletir sobre a ludicidade como percurso formativo de saberes no ensino infantil, c), Analisar o lugar das brincadeiras na BNCC. A pesquisa justifica-se, pela carga de contribuições que a temática ludicidade e educação infantil trazem ao cenário das discussões pedagógicas. Partindo deste viés o trabalho surge da seguinte indagação: Qual a relevância da ludicidade no ensino infantil?. Para responder questão supracitada, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se na BNCC (2017), RCNEI (1998), LDB (1996), ECA (1990), em autores como Áries (1981), Oliveira (2000) e outros que corroboram com a discussão proposta, visando responder as indagações que ora propomos. A pesquisa constatou que a Ludicidade é um mecanismo educativo, que desenvolve a criança de forma completa, pois a brincadeira é uma ação antiga repassada dos mais velhos para os mais novos, considerada um bem cultural e uma ótima aliada na educação, pois estimula a imaginação e criatividade e desenvolve a criança de forma completa. A ludicidade dentro da sala de aula perpassa os muros da escola e vai ao encontro com o mundo externo, ou seja, o discente levará para vida os ensinamentos e as boas lembranças porque uma aula que possui a ação lúdica será mais dinâmica, prazerosa, e eficiente e a criança a levará na sua memória afetiva, fixando assim, aprendizagem mediada pelo professor e os momentos de descontração e alegria.
Descrição: LIMA, I. B. de. A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2022. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irani Barbosa de LimaPDF - Irani Barbosa de Lima469.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito189.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.