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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514
Título: | A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Lima, Irani Barbosa de |
Palavras-chave: | Ludicidade Legislação Brincadeira Educação infantil |
Data do documento: | Abr-2022 |
Resumo: | O presente artigo de cunho bibliográfico apresenta em seus constructos, concepções referentes à importância da ludicidade, como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. O trabalho em questão, tem por objetivo geral apresentar a relevância da ludicidade no desenvolvimento da criança e sua importância dentro da sala de aula, e específicos: a) Contextualizar a educação infantil e analisar seus direitos perante as leis, b) Refletir sobre a ludicidade como percurso formativo de saberes no ensino infantil, c), Analisar o lugar das brincadeiras na BNCC. A pesquisa justifica-se, pela carga de contribuições que a temática ludicidade e educação infantil trazem ao cenário das discussões pedagógicas. Partindo deste viés o trabalho surge da seguinte indagação: Qual a relevância da ludicidade no ensino infantil?. Para responder questão supracitada, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se na BNCC (2017), RCNEI (1998), LDB (1996), ECA (1990), em autores como Áries (1981), Oliveira (2000) e outros que corroboram com a discussão proposta, visando responder as indagações que ora propomos. A pesquisa constatou que a Ludicidade é um mecanismo educativo, que desenvolve a criança de forma completa, pois a brincadeira é uma ação antiga repassada dos mais velhos para os mais novos, considerada um bem cultural e uma ótima aliada na educação, pois estimula a imaginação e criatividade e desenvolve a criança de forma completa. A ludicidade dentro da sala de aula perpassa os muros da escola e vai ao encontro com o mundo externo, ou seja, o discente levará para vida os ensinamentos e as boas lembranças porque uma aula que possui a ação lúdica será mais dinâmica, prazerosa, e eficiente e a criança a levará na sua memória afetiva, fixando assim, aprendizagem mediada pelo professor e os momentos de descontração e alegria. |
Descrição: | LIMA, I. B. de. A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2022. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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