Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26530
Título: O uso de plantas medicinais em distúrbios de ansiedade durante a pandemia da COVID – 19: Uma revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, Olga Gonçalves
Palavras-chave: Plantas medicinais
Covid-19
Ansiedade
Fitoterapia
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: A saúde humana sempre contou com o saber empírico em relação ao uso de plantas medicinais por diferentes povos e culturas. No final de 2019, em Wuhan na China um novo tipo de vírus da família SARS foi descoberto, o SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus ou síndrome respiratória aguda grave do coronavírus), a qual tomou grandes proporções a partir desse momento o mundo entra em colapso total em todos os sentidos e uma das áreas igualmente afetadas foi a saúde mental, onde os níveis de ansiedade nas pessoas aumentaram. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura na perspectiva de avaliar o uso de plantas medicinais para controle de ansiedade, durante a pandemia da COVID-19 e ainda investigar se houve ou não um acréscimo no uso de fitoterápicos. Este estudo é uma revisão de literatura que consistiu em três etapas, estabelecimento dos critérios de inclusão, seleção dos artigos e a busca dos artigos nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico. Foram encontrados apenas 25 artigos, após o critério de inclusão restou apenas 10. Conclui-se que as plantas medicinais são eficazes para o controle de ansiedade e que desde do início da pandemia o seu uso aumentou de forma exponencial, com base nos dados coligidos.
Descrição: RODRIGUES, Olga Gonçalves. O Uso de plantas medicinais em distúrbios de ansiedade durante a pandemia da Covid – 19: Uma revisão de literatura. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26530
ISSN: CDD 615.321
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga Goncalves RodriguesPDF - Olga Goncalves Rodrigues436.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito183.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.