Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26533
Título: Estudo cinético da secagem da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg) usando modelos empíricos e semi-empíricos
Autor(es): Alves, Helton Gomes
Palavras-chave: Jabuticaba
Processo de secagem
Cinética de secagem
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: A Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) é uma árvore frutífera nativa brasileira, pertencente à família Myrtaceae, seus frutos é altamente perecível, apresentando um período curto de comercialização após a colheita devido à rápida alteração da aparência, decorrente da intensa perda de umidade, deterioração e fermentação da polpa, ocorrendo principalmente pelo seu alto teor de água e açúcares. Assim, faz se necessário à utilização de métodos de conservação a fim de que o alimento se torne estável à deterioração química e microbiana. O presente trabalho objetivou-se avaliar preliminarmente a cinética de secagem da casca jabuticaba, adquiridos no comércio do município de Campina Grande, bem como os ajustes de modelos matemáticos de secagem aos dados experimentais. A secagem foi realizada em uma estufa de circulação de ar forçado, com temperatura controlada (45, 50 e 55°C). Os dados experimentais foram ajustados utilizando os modelos Page, Midili e Henderson e Pabis. Pode- se concluir que quanto maior a temperatura maior a taxa de secagem. Aos ajustes dos modelos matemáticos testados, o de Midili apresentou pequena superioridade aos demais métodos.
Descrição: ALVES, Helton Gomes. Estudo cinético da secagem da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg) usando modelos empíricos e semi-empíricos. 2015. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26533
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helton Gomes Alves.pdfPDF - Helton Gomes Alves441.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.