Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26542
Título: Funções inorgânicas: Um olhar as atividades experimentais nos livros de Química aprovados no PNLD 2018
Autor(es): Macêdo, Vanessa da Silva
Palavras-chave: Ensino de química
Atividades experimentais
Recursos didáticos
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O livro didático possui grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem, têm sido a principal referência para o professor. Sua função é proporcionar e ser um auxílio para professores e alunos. Portanto, o livro didático deve ser escolhido de forma consciente e criteriosa, analisando diversos critérios importantes. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, pois essas facilitam a aprendizagem proporcionando um maior entendimento dos conteúdos abordados favorecendo a construção dos conceitos a partir da observação dos fenômenos visualizados. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como as atividades experimentais estão apresentadas nos seis livros didáticos de Química do PNLD 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base nos critérios propostos por Santos (2006) que consistiu na análise de alguns critérios como: as metodologias utilizadas na realização das atividades experimentais, sugestão de procedimentos para descarte ou reutilização dos resíduos, proposição de materiais alternativos e advertências de possíveis riscos à segurança. Os resultados mostram que nenhum dos livros analisados contemplam os critérios em sua totalidade, apenas o LDQ1 e o LDQ2 foram os mais bem avaliados de acordo com os critérios que um roteiro experimental deve possuir.
Descrição: MACÊDO, Vanessa da Silva. Funções Inorgânicas: Um olhar as atividades experimentais nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2018. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26542
ISSN: CDD 540.7
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa da Silva Macedo.pdfPDF - Vanessa da Silva Macedo1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito87.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.