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dc.contributor.authorCarmo, Marina Alves do-
dc.date.accessioned2022-04-19T14:18:17Z-
dc.date.available2022-04-19T14:18:17Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26556-
dc.descriptionCARMO, M. A. do. Variação linguística e memes do Bode gaiato: o que docentes de língua portuguesa da educação básica de Itapororoca - PB têm a dizer?. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractMuitos estudos se preocupam em desconstruir o preconceito linguístico que há muito tempo está enraizado em nossa sociedade. Com base nessa afirmação, os documentos oficiais brasileiros, que estabelecem normas ao que se refere à educação pública, compreendem a importância de um ensino que estimule os alunos a se expressarem e desenvolverem sua criticidade. Dessa forma, com a sociedade hipermoderna, é comum notar que, atualmente, os jovens se expressam e se comunicam por meio de recursos digitais, fazendo-se necessário introduzir nas aulas de língua materna estudos que contemplem os gêneros digitais, por exemplo. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a compreensão linguística de 7 (sete) professores de língua portuguesa, atuantes na educação básica no município de Itapororoca-PB, para que assim possamos verificar o tratamento que dão à variação linguística com auxílio de gêneros textuais/discursivos e digitais. Justificamos a nossa intenção, ao propor o trabalho com os gêneros digitais contextualizando a variação linguística em meme do Bode Gaiato, compreendendo como os docentes podem observar e contemplar esse gênero emergente na prática de ensino/aprendizagem, favorecendo atividades relevantes para proporcionar conhecimento acerca dos fatores linguísticos e extralinguísticos que corroboram desenvolvimento do fenômeno da variação linguística, a partir da usualidade de recursos digitais, para assim, proporcionar uma educação que atenda às necessidades contemporâneas. Para este estudo, lançamos mão dos pressupostos teóricos de Bortoni – Ricardo (2004), Antunes (2007), Bagno (2007a, 2007b), Labov (2008), Mollica (2020) e Leite (2011) para fundamentar a variação linguística e ensino de língua portuguesa junto a documentos oficiais (BRASIL, 1998, 2002, 2006, 2018) que norteiam as práticas pedagógicas para a educação. Fazemos uso também dos postulados teóricos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Paula (2011) e Bezerra (2017) para discorrer sobre os gêneros textuais/discursivos e para discorrer sobre gêneros digitais: Galli (2010), Rojo & Barbosa (2015), Paiva (2018), entre outros. Essas proposições auxiliam no desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, a qual foi destinada a um total de 7 (sete) docentes de língua portuguesa, entre eles, 4 (quatro) atuantes em escolas públicas e 3 (três) que executam à docência, simultaneamente, em escolas públicas e privadas no referido município, para melhor observação e precisão dos dados. Por fim, identificamos que os professores reconhecem a relevância de novas práticas pedagógicas, considerando o estudo da variação linguística contextualizada a diferentes gêneros textuais/discursivos, inclusive os memes do Bode Gaiato, ainda que nem todos já tenham feito uso desse item sociocomunicativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: André Luiz Souza da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectGênero digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectMeme do Bode Gaiatopt_BR
dc.titleVariação linguística e memes do Bode Gaiato: o que docentes de língua portuguesa da educação básica de Itapororoca - PB têm a dizer?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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