Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26577
Título: Percepção ambiental de pacientes de uma clínica radiológica a respeito do uso e descarte correto das películas radiográficas no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil
Autor(es): Velez, Raylla Félix
Palavras-chave: Resíduos de serviços de saúde
Meio ambiente
Sensibilização
Data do documento: 7-Abr-2022
Resumo: Os resíduos dos serviços de saúde (RSS) são geralmente aqueles provenientes de hospitais, clínicas médicas, dentre outros grandes geradores e são classificados quanto a sua periculosidade. Exames radiográficos rotineiros ou em caráter de urgência são realizados diariamente para o rastreamento e/ou diagnóstico de diversas patologias por centenas de pessoas. As películas oriundas desses exames, se descartadas de forma inadequada, causam danos irreversíveis ao meio ambiente e colocam em risco o bem estar da população, uma vez que para a construção das imagens são utilizados alguns elementos com grau de contaminação elevado, como, os metais pesados, principalmente a prata (Ag) e o acetato, um plástico, derivado do petróleo. Sendo assim, o gerenciamento dos resíduos sólidos em serviços de saúde é um procedimento de responsabilidade sanitária e ambiental. A presente pesquisa foi desenvolvida junto a pacientes de uma clínica radiológica localizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, com o objetivo de analisar a percepção ambiental dessas pessoas sobre o uso e descarte correto das películas radiográficas. A coleta dos dados se deu por meio de questionário semi-estruturado, ao final da qual foram fornecidos panfletos explicativos com informações básicas sobre as películas, tais como composição, durabilidade, além de orientações sobre a disposição adequada desses materiais, quando estes não forem mais úteis para a rotina médica, de acordo com as leis ambientais. Diante dos dados coletados, percebeu-se que o conhecimento dos entrevistados sobre a composição e o descarte desse material ainda é insuficiente. Consequentemente, as películas radiográficas, geralmente, são descartadas de forma inadequada. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de planos de gerenciamento dos RSS junto aos órgãos geradores, com o intuito de preservar a saúde humana e o meio ambiente, assim como ações educativas e de sensibilização, através da educação ambiental, em busca de mudanças de pensamento e comportamento da população, no que diz respeito à disposição inadequada das películas radiográficas.
Descrição: VELEZ, Raylla Félix. Percepção ambiental de pacientes de uma clínica radiológica a respeito do uso e descarte correto das películas radiográficas no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26577
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raylla Félix VelezPDF - Raylla Félix Velez1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito682.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.