Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26605
Título: O conceito político de soberania alimentar: uma via alternativa ao modelo agroindustrial para o combate à fome e à desnutrição
Autor(es): Sousa, Flávia Magris de
Palavras-chave: Soberania alimentar
Segurança alimentar
Fome
Agronegócio
Data do documento: 8-Abr-2022
Resumo: A fome têm se mostrado um problema persistente no mundo e, recentemente, foi agravada pela pandemia mundial de COVID-19. Especialistas do órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO) preveem o fracasso no compromisso de erradicar a fome e a desnutrição até 2030, estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Compreende-se, dados os desafios crescentes, que o atual modelo agroalimentar corporativo possui falhas severas que se mostram incompatíveis com uma condução, do sistema alimentar mundial, sócio ambientalmente justa, eficiente e resistente à crises. Para entender a problemática da fome, o trabalho analisará a dinâmica de funcionamento do atual sistema agroalimentar mundial a fim de identificar as estruturas que o fazem ineficiente. Por fim, apresentará uma alternativa, teórica e prática ao atual modelo, o conceito de soberania alimentar, desenvolvido pela Via Campesina, e os caminhos que propõe para a construção de um sistema alimentício global que atenda às necessidades alimentares e nutricionais das pessoas, ao passo em que mantém uma relação mais equilibrada com a natureza. A organização do atual sistema alimentar possui muitos problemas e, portanto, é inadequado ao que deveria ser o foco principal de alimentar e nutrir a população do planeta. A soberania alimentar, chama o mundo a construir uma nova proposta que seja capaz de reorganizar o sistema alimentar, e salvaguardar o direito das pessoas de se alimentarem e trabalharem com qualidade e dignidade.
Descrição: SOUSA, F. M. de. O conceito político de soberania alimentar: uma via alternativa ao modelo agroindustrial para o combate à fome e à desnutrição. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26605
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Magris de SousaPDF - FLÁVIA MAGRIS DE SOUSA756.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTERMO DE DEPÓSITO TCC - FLÁVIA MAGRIS DE SOUSA78.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.