Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26632
Título: Heloísa e as faces do feminino no medievo (século XII): uma leitura a partir do filme "Em nome de Deus" (Stealing Heaven, 1988)
Autor(es): Lira, Marilia Gabriela do Nascimento Domingos
Palavras-chave: Heloísa de Argenteuil
Mulheres
Patriarcado
Data do documento: 22-Abr-2022
Resumo: Este artigo analisa aspectos da construção histórica e ficcional de Heloísa de Argenteuil (1090-1164), a partir do filme Em nome de Deus (Stealing Heaven), lançado no ano de 1988, dirigido por Clive Donner. Através da narrativa da famosa história de amor de Abelardo e Heloísa, o filme em questão confere a esta um protagonismo, destacando a representatividade da mesma em Paris no século XII. Nesta narrativa, identificamos três aspectos ou faces de Heloísa, que a nosso ver também representam aspectos importantes das vivências e ideias traçados para as mulheres no medievo: a sua intelectualidade, o amor, os embates da sua vida religiosa, os quais procuramos explorar em diálogo com a historiografia. Compreendemos que tais aspectos são constituídos pelos valores culturais da época, em especial pelas suas bases patriarcais, e pelas sensibilidades da contemporaneidade para as quais o filme se dirige, onde as desigualdades entre homens e mulheres persistem. Para tanto, procuramos pensar a relação história e cinema, bem como explorar uma escrita da história das mulheres na Idade Média, tendo como aporte uma produção historiográfica especializada sobre o contexto medieval e as mulheres, a exemplo de Georges Duby (2011), Jacques Le Goff (2006), José Rivair Macedo (2002), Michelle Perrot (2007), Gerda Lerner (2019), entre outros/as. Neste exercício de leitura, consideramos aproximações importantes entre a narrativa historiográfica e a fílmica, para as quais Heloísa se constitui como transgressora, como uma mulher que, dentro dos limites impostos por seu contexto, provocou e resistiu ao patriarcado.
Descrição: LIRA, M. G. do N. D. Heloísa e as faces do feminino no medievo (século XII): uma leitura a partir do filme "Em nome de Deus" (Stealing Heaven, 1988). 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26632
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilia Gabriela do Nascimento Domingos LiraPDF - Marilia Gabriela do Nascimento Domingos Lira1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito120.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.