Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26641
Título: As dores da colonização: a marginalização de Naftal em Caniço (1988), de Lília Momplé
Autor(es): Silva, Iara Cristina de Araújo
Palavras-chave: Literatura Africana
Moçambique
Lília Momplé
Caniço
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: As fraturas que o evento da colonização deixou nas terras colonizadas excedem o espaço geográfico. Marcas ideológicas, sociais e culturais demarcam rastros de um colonizador que feriu a terra, o povo, e que potencializou desigualdades e marginalizações dos sujeitos dessas sociedades. Frente a isso, objetivamos, neste texto, discutir algumas das questões da colonização no contoCaniço (1988), de Lília Momplé. Para isso, passaremos por alguns objetivos específicos: i) analisar a construção identitária do negro no corpus selecionado; ii) compreender como, em vias de denúncia, faz-se a literatura de Momplé; e iii) examinar os elementos subjetivos que expõem as marcas e fraturas dos sujeitos marginalizados, aqui, o negro. Justifica-se nossa pesquisa pela curiosidade e a escassez de trabalhos sobre a literatura africana, bem como pelas semelhanças entre personagens marginalizados presentes nas literaturas africana e brasileira. Buscamos, assim, dar visibilidade à literatura da autora em questão, demonstrando principalmente novos textos de língua portuguesa oriundos de países colonizados. Para este trabalho, lançamos mão de teóricos como Nunes e Pereira (2021), Almeida e Bezerra (2020), Almeida (2019), Proença Filho (2004), Almeida (2017), Alós (2011) e outros pesquisadores que trazem discussões sobre a literatura africana. O conto analisado demonstrou um tecido de representação e denúncia pertinente e que subjaz questões proeminentes na construção da sociedade moçambicana.
Descrição: SILVA, I. C. de A. A dor da colonização: A marginalização de Naftal em Caniço (1988), de Lília Momplé. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26641
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Cristina de Araújo SilvaPDF - Iara Cristina de Araújo Silva5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito337.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.