Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26646
Título: Uso popular de plantas medicinais para tratamento de ansiedade por moradores do sítio retiro município de Lagoa Seca-PB
Autor(es): Gertrudes, Geanne Gonçalves da Silva
Silva, Semirames do Nascimento
Palavras-chave: Ervas medicinais
Folhas
Fitoterapia.
Transtornos de ansiedade
Data do documento: 14-Out-2021
Citação: GERTRUDES, G. G. S. Uso popular de plantas medicinais para tratamento de ansiedade por moradores do sítio retiro município de Lagoa Seca-PB. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca – PB, 2021.
Resumo: O conhecimento sobre plantas com propriedades terapêuticas é um legado que tem se reproduzido ao longo das gerações. Apesar do saber popular ter a sua importância e do fato de estar inserido de maneira complementar ao saber cientifico, observa-se certo grau de limitação. Diante disso, se destaca a necessidade de intervenções educativas como está no intuito de promover o uso racional das plantas medicinais, principalmente, devido à pandemia Covid-19 em que as pessoas vêm apresentando sintomas fisiológicos e psicológicos como a ansiedade que provoca prejuízos a saúde. Desta forma, objetivou-se com a pesquisa avaliar o uso de plantas medicinais como tratamento complementar e alternativo nos sintomas de ansiedade. A coleta de dados foi realizada em campo, através de visitas domiciliares a cinquenta moradores através da aplicação de questionário semiestruturado. 68% dos participantes já tiveram sintomas de ansiedade em algum momento da vida, sendo que 36% apresentam sintomas atualmente. Os principais sintomas de ansiedade descritos foram insônia, medo e pensamentos excessivos, agitação, falta de apetite, dores musculares, ânsia de choro, fadiga, palpitação, comportamento de beliscar, dor no peito e falta de ar. Durante a pandemia da COVID-19, 72% dos entrevistados apresentaram sintomas de ansiedade ou agravo, com maior efeito da pandemia no emocional/mental. Como alternativa ao tratamento da ansiedade, os moradores fazem uso de plantas medicinais, principalmente, na prevenção e tratamento. Das plantas utilizadas: boldo, erva-cidreira, capim-santo, hortelã, laranjeira, camomila e alecrim foram as mais citadas, sendo as folhas a parte mais utilizada, prioritariamente, na forma de chá. O conhecimento sobre o uso de plantas medicinais vem dos pais. A confiança quanto ao uso das plantas medicinais é quase que total (96%) entre os moradores, pois esses acreditam que as plantas não oferecem riscos a saúde. Entretanto, recomenda-se procurar ajuda profissional ao notar os primeiros sintomas de ansiedade, pois somente ele poderá recomendar ou prescrever um tratamento adequado de acordo com cada caso.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26646
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GEANNE VERSÃO BIBLIOTECA.pdf7.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.