Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26664
Título: Probabilidade e estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba
Autor(es): Soares, Elisson Dutra
Palavras-chave: Educação matemática
Probabilidade
Estatística
Novo ensino médio
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de investigar e estabelecer relações entre as competências e habilidades presentes na BNCC, no ENEM e na nova proposta curricular da Paraíba no que diz respeito à Probabilidade e Estatística no contexto do ensino médio. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a obtenção das informações. A problematização partiu da preocupação com a formação dos alunos no que diz respeito ao de senvolvimento do conhecimento da Probabilidade e Estatística que são ofertados pela BNCC e a nova proposta curricular da Paraíba. Procuramos ainda identificar quais habilidades e com petências presentes na BNCC são necessárias para a resolução das questões de Probabilidade e Estatística inseridas na prova do ENEM. O levantamento dos dados ocorreu por meio da leitura de artigos científicos, dissertações, documentos oficiais etc. Nos resultados e discussões traze mos algumas questões dos últimos cinco anos das provas do ENEM da área da Matemática e suas tecnologias delimitando-as a Probabilidade e Estatística. Os resultados alcançados a par tir da averiguação das questões selecionadas, apontaram que as habilidade e competências da BNCC estão intrinsecamente relacionadas com as competências e habilidade do ENEM e que o novo ensino médio no que diz respeito ao currículo, está moldado para a realidade da formação e avaliação dos alunos em relação à probabilidade e estatística, uma vez que a nova proposta curricular da Paraíba respeita a esquematização e as estratégias da BNCC.
Descrição: SOARES, E. D. Probabilidade e Estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26664
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisson Dutra Soares.pdfPDF - Elisson Dutra Soares878.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito327.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.