Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeríssimo, Iris Cristina Guabiraba-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:00:49Z-
dc.date.available2022-05-03T17:00:49Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26676-
dc.descriptionVERÍSSIMO, I. C. G. O conceito de leitura na proposta curricular do estado da Paraíba: análise das orientações para o Ensino Fundamental II. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da perspectiva da competência leitora trazida na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEPB), direcionada ao Ensino fundamental II, e tem como objetivo geral analisar a concepção teórica de leitura que fundamenta o documento. Como objetivos específicos, buscamos identificar os conceitos que fundamentam o eixo de leitura na proposta curricular do Estado da Paraíba e analisar os objetivos referentes ao ensino desta competência a serem desenvolvidos nos alunos do ensino fundamental de acordo com a proposta curricular. Deste modo, para fundamentar a pesquisa utilizamos os conceitos teóricos de Leffa (1996) que trata desta competência leitora de uma maneira geral, Menegassi e Fuza (2010) que conceituam a leitura nos documentos oficiais e Coracini (2005) que aborda as concepções de leitura, entre outros autores que tratam sobre o tema. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como documental, haja vista que analisa documentos escritos. Para alcançar os objetivos, realizamos a análise do documento, voltando a nossa atenção para o conceito de leitura e para a proposta de ensino da mesma, sobretudo os objetivos traçados, direcionados aos alunos do ensino fundamental II. Diante da análise, percebemos que a perspectiva de leitura adotada no documento é a perspectiva interacionista.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Noelma Cristina Ferreira dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConcepção de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.titleO conceito de leitura na proposta curricular do estado da Paraíba: análise das orientações para o Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iris Cristina Guabiraba Veríssimo.pdfPDF - Iris Cristina Guabiraba Veríssimo407.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito615.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.