Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26711
Título: Os Teoremas de Sylow e Aplicações
Autor(es): Oliveira, Gustavo dos Santos Azevedo
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Teorema de Lagrange
Teoremas de Sylow
Grupos
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: Seja G um grupo. Definimos a ordem de G como sendo o número de elementos que ele possui e representamos por ∣G∣. Quando essa ordem é finita, segue do Teorema de Lagrange que se H é um subgrupo de G, então ∣H∣ divide ∣G∣. Por outro lado, os Teoremas de Sylow nos propõe um caminho inverso. Consideramos um grupo G de ordem finita. A partir da sua ordem podemos determinar e classificar os seus subgrupos. Sabendo da grande importância dos Teoremas de Sylow dentro da teoria de grupos, o presente trabalho tem como objetivo apresentá-los e demonstrá-los. Para alcançarmos o nosso objetivo, destacamos alguns conceitos e resultos básicos da teoria de grupos e em seguida, introduzimos a teoria de representação de um grupo de permutações. Por fim, enuciamos e demonstramos os teoremas base do nosso trabalho. Além disso, concluímos com alguns exemplos e aplicações desses resultados.
Descrição: OLIVEIRA, G. S. A. Os Teoremas de Sylow e Aplicações. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26711
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo dos Santos Azevedo Oliveira.pdfPDF - Gustavo dos Santos Azevedo Oliveira556.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.