Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26745
Título: Efeitos do treinamento resistido em idosos hipertensos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Mendes, Gustavo Igor Menezes
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Idosos
Treinamento resistido
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A hipertenensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível das mais comuns entre a população, caracterizada pelos níveis pressóricos elevados de forma persistente, sendo PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e PA disatólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg. O seu tratamento consiste no uso de medicação anti-hipetensiva, mudança de hábitos alimenticios e prática de exercícios físicos, que tem por objetivos reduzir os níveis pressóricos a média tida como nromal buscando assim uma melhora na qualidade de vida. O treinamento resistido (TR) vem se mostrando como uma ferramenta segura e eficaz na diminuição da PA em indivíduos com HA. O objetivo deste artigo foi analisar estudos que abordassem os efeitos do TR em idosos hipertensos. Trata-se de uma revisão sistemática composta por 9 artigos indexados da plataforma de busca Google acadêmico e nas bases de dados PEDro, PubMed e SciELO, publicados entre 2015 e 2022. Os estudos analisados apresentaram resultados favoráveis, revelando que o TR foi benéfico e promoveu melhora nos níveis pressóricos dos idosos. Concluiu-se que o TR promoveu melhorias na PA inclusive durante o sono em indivíduos com HA, e que associado com mudanças de hábitos e o uso adequado de medicamentos tem se mostrado uma ferramenta promissora na redução dos níveis pressóricos aos padrões de normalidade.
Descrição: MENDES, Gustavo Igor Menezes. Efeitos do treinamento resistido em idosos hipertensos: Uma revisão sistemática. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26745
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Igor Menezes MendesPDF - Gustavo Igor Menezes Mendes1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito62.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.