Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26821
Título: Besouros de importância forense na Paraíba e sua importância na determinação do intervalo pós morte
Autor(es): Amaro, Denise de Almeida
Palavras-chave: Coleoptera
Elucidação de crime
Decomposição
Necrófagos
Data do documento: 5-Set-2021
Resumo: A entomologia forense utiliza-se do estudo dos insetos e demais artrópodes que auxiliaram as ciências forenses para elucidar casos criminais, sendo utilizadas tmbém na área cível a fim de geram indenização quando se tratada entomologia forense de produtos armazenados e a entomologia forense urbana. A entomologia forense para fins criminais, dois grandes grupos são mais utilizados, as moscas e os besouros, principalmente quando se trata na determinação do intervalo pós morte. Os besouros são observados desde os primeiros estágios da decomposição, pois a depender de seu hábito alimentar podemos encontrar os necrófagos que vão se alimentar propriamente do cadáver e estes são encontrados nos estágios mais avançados da decomposição, os predadores, que irão se alimentar das larvas de moscas e outros insetos e os onívoros/generalistas. Por tanto a utilização dos besouros é muito importante principalmente quando se encontra um cadáver em estado avançado de decomposição, pois a depender da região a decomposição cadavérica é alterada devido aos fatores ambientais, e para medicina-legal a estimativa do intervalo pós morte se dá com mais precisão utilizando-se os insetos. A paraíba é o terceiro estado brasileiro a conter em seu núcleo de polícia cientifica um laboratório de entomologia forense. O trabalho objetivou em conhecer os besouros de importância forense no estado da Paraíba, para conhecer os besouros, foi feita uma revisão bibliográfica entre o anos 2000 até o dia 25/06/2021, os dados foram compilados em uma tabela contendo os seguintes parâmetros, ambiente e hábito alimentar dos besouros. Foram encontrados oito estudos referentes a besouros de importância forense no estado da Paraíba, abrangendo 11 famílias: Carabidae, Cleridae, Dermestidae, Geotrupidae, Staphylinidae, Tenebrionidae, Trogidae, Scarabaeidae, Nitidulidae, Histeridae e Hidrophylidae. Foram encontradas 14 espécies exclusivamente necrófagas e 14 espécies consideradas onívoras/generalista e nove espécies predadoras. A maioria das espécies foram registradas em Caatinga, seguida da Mata Atlântica e Restinga. Até então, as famílias de besouros forense com mais representatividade para a Paraíba são Scarabaeidae, Histeridae e Staphylinidae e como perspectiva esse trabalho visa que no futuro passe haver maiores avanços de trabalhos na prática na Paraíba sobre besouros de importância forense.
Descrição: AMARO, D. de A. Besouros de importância forense na Paraíba e sua importância na determinação do intervalo pós morte. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26821
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise de Almeida AmaroPDF. Denise de Almeida Amaro655.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito90.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.