Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26902
Título: Epidemias, fé e identidade: a construção do interior paraibano sob o olhar histórico e doente da morte
Autor(es): Freire Guimarães, Beatriz
Palavras-chave: Cemitérios dos Bexiguentos
Patrimônio
Epidemias
História da Paraíba
Data do documento: 9-Dez-2021
Resumo: No cenário da Covid- 19 a rotina mundial sofreu drásticas transformações reafirmando o papel necessário das ciências para com a comunidade, seja ela da saúde, exatas ou humanas, essa última servindo de apoio para análises sociais e políticas. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é discutir sobre as antigas epidemias que assolaram o interior paraibano, principalmente nos oitocentos, atribuindo a elas um caráter construtor. Evidenciamos essas características nos objetivos específicos, sendo eles: Observar a influência das epidemias na construção imaterial da população enraizados pelos atos de fé; Evidenciar a construção material desses espaços destacando a importância dos patrimônios ou trazendo a tona aqueles que já não existem, catalogar e debater sobre os cemitérios de bexiguentos, analisando seu caráter higiênico ou de exclusão, destacando ainda o potencial turístico e científico sobre um olhar histórico- arqueológico desses ambientes. A metodologia utilizada está em leituras especializadas, relatos dos moradores locais, pesquisas no livro de óbito de Cuité e região e visitas as necrópoles, isso, enaltecendo o uso da Nova História para a formulação dessa narrativa em diálogo com teóricos como Thompson e seu conceito de história vista de baixo, que busca detalhes para além das fontes positivistas, vale salientar que sem dispensar o uso e importância das mesmas nessa obra. Ao fim do trabalho será possível entender sobre a origem de vários costumes no interior paraibano ligado a religião, mais especificamente a católica e as epidemias. A exemplo, será observado a devoção a São Sebastião, quando o santo se tornou padroeiro dos espaços afetados pelas enfermidades perpetuando festas e procissões. Dentro do campo religioso vale salientar ainda as construções em nome da fé, como as várias capelas, casas de caridades, cemitérios e outros que surgiram na Paraíba, passando a compor o lugar e mostrando que “não há mal que não traga um bem”. Por fim, será apontado os cemitérios dos bexiguentos, lugares normalmente largados nas brumas da sociedade, onde muitos foram abandonados e se tornaram indigentes diante da morte. Esses excluídos agora passam a compor a história como fontes ricas na ótica da arqueologia e preenchendo lacunas históricas.
Descrição: GUIMARÃES, B. F. Epidemias. fé e identidade: a construção do interior paraibano sob o olhar histórico e doente da morte. 2021. 161 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26902
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- TERMO DE DEPOSITO.pdfPDF - Termo de Depósito193.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- BEATRIZ FREIRE GUIMARÃES. TCC.pdfPDF - Beatriz Freire Guimarães5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.