Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26905
Título: Análise linguística de tempos verbais em letras de forró eletrônico: algumas propostas para o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Barbosa, Clecinara de Freitas
Palavras-chave: Análise linguística
Letra de música
Forró eletrônico
Tempo verbal
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: A Análise Linguística é uma prática que lida com o estudo da língua a partir dos diversos gêneros textuais encontrados na sociedade. Como eixo de ensino do componente curricular língua portuguesa, essa prática visa analisar a língua em situações concretas e a partir disso dar ênfase no estudo da linguagem em textos variados. Considerando tais aspectos, este trabalho possui como objetivo geral discutir e analisar de que forma três letras de música do estilo forró eletrônico podem ser exploradas para atividades de Análise Linguística em sala de aula. Já como objetivos específicos, iremos (i) comparar a prática de Análise linguística com o ensino de gramática, mostrando essa prática aplicada aos gêneros textuais; (ii) traçar considerações teóricas e reflexivas sobre o gênero letra de música, o estilo forró eletrônico e sobre o estudo de tempos verbais a partir da perspectiva de Reichenbach (1948); e (iii) propor três atividades de Análise Linguística com o gênero letra de música do estilo forró eletrônico, explorando o estudo dos tempos verbais. Metodologicamente, a princípio, foi realizada uma exploração a respeito da Análise Linguística, do gênero textual letra de música, do estilo forró eletrônico e sobre tempos verbais. A partir das reflexões traçadas, seguiu-se uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativista e de caráter propositivo, em que foram selecionadas três letras de músicas do estilo forró eletrônico e a partir delas foram propostas três atividades contemplando de quatro a cinco questões, direcionadas aos anos finais do ensino fundamental II (8° e 9° ano). Com as atividades, são trabalhadas questões envolvendo reconhecimento e interpretação do gênero e dos textos, como também análises de unidades linguísticas específicas e a relação delas com o todo textual. Sobre os tempos dos verbos, foram elaboradas questões que se relacionam com a importância da utilização dos tempos verbais, a análise da colocação de determinados tempos e sobre os três momentos para estabelecimento dos tempos verbais estabelecidos por Reichenbach: o momento de fala (MF), o momento de referência (MR) e o momento da enunciação (ME). O gênero textual e o estilo musical escolhidos são propícios para um trabalho em sala de aula, tendo em vista que são muito popularizados entre o público jovem e podem ser um instrumento didático e atrativo no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos gramaticais. Com isso, é permitido ao aluno o estudo e análise de um gênero próximo a sua realidade, evidenciando os tempos verbais e se distanciando de conceitos estruturais e de memorização.
Descrição: BARBOSA, C. F. Análise Linguística de Tempos Verbais em Letras de Forró Eletrônico: algumas propostas para o ensino de língua portuguesa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26905
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clecinara de Freitas Barbosa.pdfPDF - Clecinara de Freitas Barbosa543.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito60.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.