Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Paulo Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T23:37:04Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T23:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26909 | - |
dc.description | BRITO, Paulo Ferreira de. O ensino de química e à família Cannabaceae: articulado o ensino de funções orgânicas na educação básica. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver inovações nas práticas educacionais mostrando os benefícios da família Cannabaceae tanto para a sociedade, quanto a indústria e a saúde. Tendo como pergunta norteadora: “O que compõe as plantas Cannabaceae e como utiliza-las para ensinar química?” A utilização da pratica freiriana Temas geradores, foi utilizada com principal aporte teórico nesta pesquisa, sendo dividida em 3 etapas, a primeira foi a pesquisa em artigos trabalhos de dissertação e tese acerca da temática, nesta foi realizado um levantamento dos conteúdos que poderiam ser trabalhados. A segunda etapa da pesquisa foi compreender os contextos que podem ser trabalhados em sala de aula da educação básica, associando aos conteúdos da química, fazendo pontes entre outras ciências que se vincula ao tema gerador trabalhado. E a terceira etapa foi a avaliação dos métodos que podem ser trabalhados em sala de aula. E já como resultados obtidos nesta pesquisa, é analisando os padrões de ensino tradicionais junto a formas atuais de ensino, mostrando a eficiência de se utilizar praticas metodológicas que trazem não só pontos da realidade do aluno, mas sim o leque de conteúdos que envolve todos vários saberes abordados nas áreas das ciências biológicas e exatas. Na sequência ressaltamos a importância dos temas geradores em sala de aula, sinalizado que eles possibilitam o aprendizado dos conteúdos escolares quando vinculados as questões do dia a dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Família Cannabaceae | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | O ensino de Química e à família Cannabaceae: articulando o ensino de funções orgânicas na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Paulo Ferreira de Brito | TCC - Paulo Ferreira de Brito | 838.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Deposito | 292.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.