Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26979
Título: "Annie": uma tradução cantável à luz do Princípio de Pentatlo
Autor(es): Silva, Marcos Felipe Lopes da
Palavras-chave: Tradução
Música
Princípio de Pentatlo
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A tradução é uma necessidade humana desde tempos imemoriais. É uma ferramenta de comunicação crucial entre diferentes povos de eras distintas, bem como na divulgação de suas culturas, histórias e artes. Quando as músicas são traduzidas para outros idiomas, nem sempre seu conteúdo semântico é preservado. Muitas vezes, apenas utilizam a estrutura melódica para criar uma nova versão sem relação com o texto fonte. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa. Tem como objetivo promover uma discussão sobre a tradução do gênero letra de música, assim como fazer uma tradução cantável em língua portuguesa brasileira da letra da canção “Annie” (composta por Vanessa Carlton e Stephan Jenkins), a partir da Teoria do Princípio de Pentatlo, de Peter Low (2017), considerando os seus cinco elementos (cantabilidade, sentido, naturalidade, ritmo e rima). Pym (2020) foi relevante para traçarmos uma linha de entendimento sobre as dicotomias da tradução. A Teoria Funcionalista dos Skopos de Vermeer (2012) compreende a tradução como um propósito, tendo sido base para Low (2017) conceber o Princípio de Pentatlo. Med (1996) é referência em Teoria Musical, necessária ao entendimento da linguagem musical. Mittmann (2016) foi importante para assimilar a estrutura poética da canção. A geração de dados foi feita a partir da própria canção. Uma tradução literal não cantável da letra foi realizada para colaborar na confecção da versão cantável. A escansão dos versos auxiliou encontrar os sons fortes e fracos que compõem as sílabas poéticas. Então, a partir do aporte teórico citado, refletiu-se sobre as escolhas semântico-lexicais decorrentes do processo de tradução e composição da nova versão da música “Annie”. O uso teórico-metodológico sistemático do Princípio de Pentatlo foi validado na gravação da canção como produto final. Nela, efetiva-se a cantabilidade com naturalidade, enquanto mantém o sentido do TF em LPB, preservado no ritmo da canção. Por fim, as rimas foram reproduzidas que possíveis.
Descrição: SILVA, M. F. L. "Annie": uma tradução à luz do Princípio de Pentatlo. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras-Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26979
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, MFL. ANNIE - UMA TRADUÇÃO À LUZ DO PRINCÍPIO DE PENTATLO. 2022.pdfPDF - Marcos Felipe Lopes da Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo.pdfPDF - Termo de Depósito138.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.