Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26991
Título: O ensino da leitura numa perspectiva multimodal: uma análise exploratória da ação docente no ensino médio
Autor(es): Santos, Manuelly Yslene Fidelis dos
Palavras-chave: Ensino de leitura
Multimodalidade textual
Formação docente
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Ensinar a ler não é simplesmente conduzir o discente para o ato de decodificar, mas contribuir para a formação de um sujeito leitor, crítico e consciente do seu papel na sociedade. Assim, intencionando o aprimoramento dos alunos para as demandas sociais de leitura, o docente essencialmente deve assimilar que o ato de ler transcende o espaço escolar, logo deve prezar por um modelo de letramento ideológico, que priorize um trabalho que considere as práticas sociais e culturais, e consequentemente os multimodos da linguagem. Entretanto, a práxis que nos deparamos em muitos casos é de um ensino deficitário, em que supervaloriza a leitura verbal e segrega os demais modos. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de leitura numa perspectiva multimodal, uma vez que ler é atender às necessidades atuais, e consequentemente favorecer o desenvolvimento do indivíduo leitor. Desponta-se o interesse de verificar, a seguinte questão: o professor de língua portuguesa que atua no Ensino Médio de escolas públicas da Paraíba vem desenvolvendo o ensino de leitura numa perspectiva multimodal, preparando, assim, seus alunos para as demandas de leitura da contemporaneidade? Acredita-se que existem muitos avanços teórico-metodológicos relativos a esse ensino, entretanto, há pouca transposição didática por parte dos docentes no exercício do magistério, limitando esse ensino à modalidade verbal, reprimindo o desenvolvimento leitor do aluno. Logo, objetivou-se com este estudo: analisar a forma como os docentes do EM de duas escolas públicas da Paraíba têm desenvolvido o ensino de leitura na perspectiva multimodal. Mais especificamente, perceber como esse ensino está sendo desenvolvido; elencar os textos que os discentes leem no contexto intra e extraescolar; entender como alguns docentes percebem o ensino de leitura multimodal; e constatar se os discentes estão sendo preparados para ler textos compostos de multimodos. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, de natureza qualitativa, foi selecionado um corpus composto por respostas de docentes e discentes do Ensino Médio de duas escolas públicas da Paraíba. A pesquisa apoiou-se nos estudos de Freire (1987; 2001); Kress e Leeuwen (1996); Dionísio (2011; 2014); Silva e Rodrigues (2019) e na BNCC (BRASIL, 2018). Acredita-se que a prática da leitura multimodal deve ser um estudo frequente em sala de aula. Entretanto, durante a pesquisa, foi possível identificar a ausência da leitura de textos multimodais em sala, divergindo do que é proposto pela BNCC de língua portuguesa, como também observou-se que muitos ainda não reconhecem a imprescindibilidade deste ato para compreensão do mundo atual, uma vez que estamos circundados por textos multissemióticos.
Descrição: SANTOS, M. Y. F. O ensino da leitura numa perspectiva multimodal: uma análise exploratória da ação docente no ensino médio. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26991
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Manuelly - PRONTO E REVISADO - DEPOSITAR 18-04.pdfPDF - Manuelly Yslene Fidelis dos Santos826.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1).pdfPDF - Termo de depósito35.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.