Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26993
Título: Palavrões e palavras ofensivas em contexto futebolístico: a atitude linguística de internautas do Twitter
Autor(es): Sousa, Raissa Maria Pereira de.
Palavras-chave: Sociolinguística
Atitude linguística
Palavrão
Futebol
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O ato linguístico de xingar está presente na cultura do ser humano e Swingler (2016) indica que desde criança aprendemos a usar palavrões e/ou palavras ofensivas. No âmbito futebolístico, presenciamos diversas formas de xingamento, dentro e fora dos campos de futebol, adentrando, inclusive, às redes sociais digitais. O presente trabalho analisa a manifestação de atitudes linguísticas de torcedores-internautas da rede Twitter em relação aos palavrões e às palavras ofensivas em contexto futebolístico. Para tanto, partimos de uma metodologia, predominantemente, qualitativa, com a finalidade de compreender o que induz a utilização de expressões pejorativas por parte de torcedores, concentrados no Twittter, durante jogos de futebol. Nesse intento, selecionamos expressões recorrentes no contexto supracitado, a partir do estudo de autores como Queiroz (2005), Swingler (2016) e Souza-Silva, Dias e Bezerra (2021), lançando mão de um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas. Como aportes teóricos, dialogamos com Preti (1984), Labov (2008), Hora (2011), Kaufmann (2011), Veloso (2014), Swingler (2016), entre outros, com foco em conceitos da Sociolinguística, num diálogo entre a perspectiva variacionista e interacionista, bem como de aportes que possibilitem a compreensão sobre o fenômeno dos xingamentos e a linguagem em contexto futebolístico. Por fim, relacionamos as atitudes linguísticas da comunidade virtual Twitter. Analisamos os recursos linguísticos presentes em 8 tweets de torcedores que comentam partidas de futebol na rede social em questão.
Descrição: SOUSA, R. M. P. Palavrões e palavras ofensivas em contexto futebolístico: a atitude linguística de internautas do Twitter. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26993
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAISSA MARIA PEREIRA DE SOUSA.pdfPDF - Raissa Maria Pereira de Sousa1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdfPDF - Termo de Depósito163.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.